A Importância do Silêncio – Diário de Genevieve

Grande parte em não se parecer um tolo é manter a boca fechada nas horas devidas. Estamos sempre querendo mostrar nossa opinião a todo custo para nos provar sábios quando, na verdade, a única coisa que estamos fazendo é deixar explícita a nossa ignorância.

Muita gente parece não saber, mas não é necessário ter uma opinião formada sobre todas as coisas. Não é preciso se expressar em todas as discussões. E a nossa opinião muita das vezes não é tão importante como pensamos.

Estamos sempre achando que é preciso, extremamente necessário, inevitável dar a nossa opinião até mesmo em discussões das quais não sabemos absolutamente nada sobre, ou até sabemos, mas algo tão superficial que uma pessoa sensata não se atreveria a formar uma opinião com tão pouco informação assim.

Então, aqui vai um segredo, nem sempre precisamos dizer o que a gente pensa. Ou até mesmo podemos falar que não sabemos o suficiente para opinar sobre. Não é nenhuma vergonha. Vergonha mesmo é falarmos pelos cotovelos sobre coisas que claramente não sabemos nada, e na grande maioria dos casos falamos besteiras.

Ás vezes a gente faz até mesmo sem querer. Quando se percebe já está lá falando mais que o homem da cobra sobre alguma coisa que a gente nem procurou entender. Ficamos inquietos e sentimos que devemos mostrar o que a gente está pensando para todo mundo, nos expondo desnecessariamente. Isso só serve pra causar embaraço e provar a nossa ignorância.

Outra coisa, não precisamos formar opinião sobre todas as coisas. Algumas coisas nós simplesmente não temos o tempo para investir e saber mais então é melhor simplesmente não ter uma opinião imutável sobre. A gente não precisa ficar analisando tudo o tempo todo. Ás vezes é valido só se divertir, sem preocupações, sem olhar crítico. Isso faz bem de vez em quando sabe.

E muitas vezes formamos opiniões e criticamos apenas para nos provar, apenas para dizer que temos um olhar crítico para o mundo. Fazemos isso para que as pessoas pensem que somos melhores de algum jeito. Mas isso não vai funcionar sempre. Além de que não precisamos provar nada pra ninguém. Um opinião bem dada é melhor do que mil opiniões infundadas. Falar as coisas da boca pra fora é apenas barulho e não opinião.

– Genevieve V.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s